Clique aqui para retornar a pagina principal do Site SindicomPrincipal
Vitória
Sindicom consegue pagamento de verbas pendentes a demitidos da Loja do Baú

Graças a luta do Sindicom, trabalhadores de Curitiba e região metropolitana demitidos pela Loja do Baú da Felicidade conseguem o direito de receber verbas pendentes como de hora-extra, indenização parcial do aviso-prévio e pagamento de sete dias de trabalho (56 horas).

O pagamento foi autorizado pelo Ministério Público do trabalho (MPT) no dia 06 de fevereiro deste ano e a loja do Baú tem 90 dias para fazer o depósito. "Trabalhamos para que todos que têm o direito a esses valores recebam. Sabemos que há casos que o pagamento já foi feito. Mas enquanto não estiver 100% estaremos na batalha", afirma o presidente do Sindicom, Ariosvaldo Rocha, o Ari. Ressalta-se ainda que os trabalhadores que tiverem outras pendências trabalhistas em haver ou diferenças de valores a receber poderão entrar com ação judicial para receber seus direitos.

A Loja do Baú foi comprada pelo Magazine Luiza em 2011, na ocasião o empenho do Sindicom contribuiu para que a maioria dos empregos fosse mantida.

Ariosvaldo Rocha (Ari)
Presidente

“NÃO FALE EM CRISE, CRIE. CRIANDO ESTAMOS AFASTANDO A CRISE.”
"ATRÁS DE UM BALCÃO TAMBÉM BATE UM CORAÇÃO"

 
Da Gestão: Sem Promessas, mas com muitas realizações!
   
   


-Expediente !
Folha do Comerciário

Editada pelo Sindicato dos
Empregados no Comércio de
Curitiba e Região Metropolitana
Rua XV de novembro, 1040
Fone: 3322-0811
Fax: 3233-5542
Site: www.sindicom.org
e-mail: imprensa @ sindicom.org


Jornalista Responsável:

Antonio Carlos dos Santos Pereira
Reg. DRT.: 548-PR

   
Publicação WEB 30/03/2012 - 18h00
by Roberto Manini
Enfim!
Regulamentação da profissão de comerciário segue para deputados

Projeto de Lei, após ser aprovado, vai garantir direitos da categoria comerciário brasileira

 

 

O Projeto de Lei 115/07 que regulamenta a profissão de comerciário foi aprovado no Senado no final de 2011.


Agora o Projeto vai para votação na câmara dos deputados. Se for aprovado, os comerciários brasileiros terão sua profissão reconhecida e direitos que se tornarão lei. O PLS 115/07 vai beneficiar mais de 7 milhões de trabalhado res no Brasil. A aprovação desse projeto tem sido acompanhado de perto pelo presidente do Sindicom, Ariosvaldo Rocha, o Ari.

Constantemente o Ari e demais diretores vão ara Brasília para acompanhar as votações.

No último dia 14 de dezembro os comerciários brasileiros ganharam seu presente de Natal. É que foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, o substitutivo do Senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES) que regulamenta a profissão de comerciário. Esta foi à alternativa encontrada ao projeto de lei PLS 115/07, de comum acordo com o autor da proposta original, senador Paulo Paim (PT/RS), para dar agilidade nas votações do Congresso Nacional.

Agora, todos, aguardamos com muita ansiedade a sua tramitação na Câmara dos Deputados, para que definitivamente possamos comemorar com justiça a vitória, com a aprovação em definitivo, transformando o projeto de lei, em Lei nacional.

E os comerciários de Curitiba estão atentos a essa regulamentação, com o presidente Ariosvaldo Rocha, Ari, juntamente com outros diretores do Sindicom, indo constantemente à Brasília para acompanhar de perto as votações no Congresso Nacional.


COLUNA DO APOSENTADO

Cresce número de trabalhadores com mais de 60 anos

Empresas ressaltam comprometimento dos idosos no trabalho.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta hoje com mais de 5 milhões de trabalhadores acima de 60 anos. Só o Paraná teve um aumento de 70% na contratação de pessoas com mais de 60 anos entre 2000 e 2010, o que representa atualmente 336 mil idosos na atividade. "Esse índice mostra que é crescente o retorno dos trabalhadores para o trabalho, sabemos que o fator previdenciário, que abocanha uma parte da aposentadoria, tem motivado a busca para complementar a renda. Outra coisa, a necessidade de ter atividades também faz com que os idosos voltem para à atividade", explica o presidente do Sindicom, Ariosvaldo Rocha, o Ari. Outro fator motivante é a  abertura das empresas para a contratação de pessoas acima de 60 anos. Os empresários ressaltam que os trabalhadores nesta faixa etária são mais comprometidos e com mais conhecimento.

 

ESPAÇO DA MULHER

Projeto de Lei prevê multa a empregador que pagar salário menor às mulheres

 

PL é amparado pela constituição e CLT.


O empregador que contratar mulheres e pagar salários menores para elas quando exercem a mesma função que os homens serão multados, isso é o que prevê o Projeto de Lei 130/11. Caso seja aprovado e vire lei, as empre- sas que pagarem menos para as mulheres terão que desembolsar cinco vezes a diferença durante todo o contrato para indenizar a trabalhadora, que sofreu a discriminação. Esse projeto está amparado pela Constituição e Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Apesar do Brasil ter Leis que defendem a mulher contra esse desres- peito, muitas empresas ainda discriminam elas no mercado de trabalho, as brasileiras ganham em média 34% menos que os homens.

 

 

 
Retrospectivas da Folha
 
Veja nesta Edição - Nossa Capa do Mês

01

Comerciários iniciam a Campanha Salarial 2012/2013.

02

-Regulamentação da nossa profissão está nas mãos de deputados para aprovação.
-Sindicom consegue pagamento de verbas pendentes a demitidos da Loja do Baú.
-Cresce número de trabalhadores com mais de 60 anos.
-Projeto de Lei prevê multa a empregador que pagar salário menor às mulheres.

03

-Sindicom já deu início à Campanha Salarial 2012/2013
-Comerciários aproveitam verão naColônia e na sede Campestre do Sindicom
-Sindicom conquista aviso prévio com mais vantagens para a categoria

04

-Sindicato divulga balanço dos atendimentos realizados no ano de 2011

Paginas da Folha impressa