Galeria - DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO E LUTA - 30/08/2013

Neste 30 de agosto, o Sindicom participou de um ato público organizado pelas Centrais Sindicais do Paraná, defronte à FIEP, no Centro Cívico, para marcar o Dia Nacional de Mobilização e Luta.


O Sindicato dos Comerciários esteve presente com vários diretores da Entidade e trabalhadores comerciários, tendo a frente o presidente Ariosvaldo Rocha, Ari, juntando-se aos demais sindicalistas, cada um representando sua respectiva Central Sindical.


Compareceram ao Ato aproximadamente 1000 trabalhadores, que foram reivindicar diversos itens que continha a Pauta estabelecida nacionalmente.

Os principais pontos discutidos foram: o fim do projeto de lei 4.330, das terceirizações (que acaba com os direitos dos trabalhadores, como 13º salário, férias, carteira de trabalho, FGTS e outros); Fim do fator previdenciário (mecanismo criado pelo governo em 1999, que confisca a aposentadoria do trabalhador em até 45%); redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais; reajuste digno para os aposentados; e diversos outros itens de interesse dos trabalhadores.

Em seu discurso no evento, Ari disse da importância desta mobilização e que devemos lutar muito para que este projeto de lei 4.330 não passe no Congresso Nacional, pois vai prejudicar demais os trabalhadores brasileiros.

A mobilização contou com a presença das seguintes Centrais Sindicais: Força Sindical, CUT, CTB, NCST, CSB e CSP Conlutas.

ESTÃO QUERENDO ACABAR COM NOSSOS DIREITOS

Comerciários, os deputados estão querendo acabar com os direitos dos trabalhadores. É que tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 4330, que amplia as terceirizações também para atividade-fim (aquela considerada principal das empresas). Se for aprovada, vai possibilitar que as empresas possam terceirizar a mão-de-obra de todas as suas atividades. Na prática as empresas vão poder demitir os empregados e contratar novos funcionários terceirizados.

É a típica lei imposta pelos patrões, goela abaixo dos trabalhadores. Com a PL 4330 aprovada, nossos direitos vão “pro beleléu”. Poderemos perder 13º salário, Fundo de Garantia (FGTS), Carteira de Trabalho, Férias, Aposentadoria, Auxílio doença, entre outros direitos que a muito custo conquistamos ao longo dos anos.

Não podemos deixar que isto aconteça. O presidente Ariosvaldo, Ari, juntamente com alguns diretores do Sindicato está em Brasília com a Força Sindical e outras Centrais, tentando fazer com que o Congresso Nacional arquive este Projeto de Lei.

Companheiros fiquem atentos a mais esta traição de nossos Deputados e cobrem daquele que você votou.