Sindicom conquista reajuste salarial para os comerciários

“As negociações foram difíceis, mas conquistamos”, afirma Ari

Diretoria do Sindicom em discussão da campanha salarial

DDepois de longas negociações, o Sindicom conquistou um reajuste salarial com ganhos reais para os comerciários. “As negociações salariais deste ano foram muito difíceis por causa de alguns empresários que querem dificultar a vida do trabalhador, que não queriam nem dar o índice inflacionário”, diz o presidente
Ari. “Mas com tudo isso, conseguimos. Mais uma vez o Sindicom provou ser capaz de conquistar condições mais humanas para seus associados”, afirma.
Segundo o presidente, a campanha salarial dispõe de duas Datas-base: uma em março e outra em maio, por causa da diversidade da categoria. De acordo com ele, por serem negociados com várias entidades patronais, a diversidade dificulta as reinvindicações. As primeiras Convenções Coletivas foram assinadas no início das negociações. Já as duas últimas, com o Sincodive e com o Sincopeças, foram fechadas somente em setembro, depois de muitos encontros com os empresários.
“A luta valeu”, afirma o presidente. “Conseguimos que nossos patrões dessem o reajuste salarial, com reposição de inflação, sim, mas com ganho real. A cada ano que passa, precisamos unir ainda mais a categoria, unir para podermos fazer frente a alguns patrões que abusam da boa vontade dos seus contratados e teimam em pagar salários baixos.”
Além dos reajustes salariais, o Sindicom garante também as cláusulas sociais, muito importantes para os comerciários.

INFORME-SE
Acompanhe os índices de reajuste através do site www.sindicom.org . Lá você poderá acessar as Convenções Coletivas de Trabalho e acompanhar todo o processo do seu setor.

Sindicom vai à justiça e consegue reaver os direitos dos trabalhadores

Concessionária que demitiu seus trabalhadores sem pagar seus direitos teve seus bens apreendidos

Em março, a Concessionária Fun Motos - MLF COMÉRCIO DE MOTOCICLETAS LTDA demitiu todos os seus empregados sem pagar seus direitos trabalhistas, verbas rescisórias, guias para saque FGTS e Seguro-desemprego. Em defesa dos direitos dos comerciários, o Sindicom foi acionado através de seu Departamento Jurídico.

O advogado Marcelo Ziola Pietzsch responsável pelo departamento jurídico, recorreu imediatamente às medidas judiciais necessárias para a liberação do FGTS e do Seguro-desemprego e do pagamento das verbas rescisórias pela empresa. “Não se pode negar ao trabalhador o que é de direito dele”, diz o advogado. “O que está na lei, deve ser cumprido”, completa.

O ANDAR DA CARRUAGEM

Os esforços do Departamento Jurídico da Entidade, junto à Juíza da 2ª Vara do Trabalho, Dra. Lisiane Sanson Pasetti Bordin, deram resultado. No dia 10 de abril, as duas medidas judiciais foram concedidas, dando aos trabalhadores o saque antecipado do FGTS e o requerimento do Seguro-desemprego ao qual têm direito, segundo nos informou o diretor jurídico José Milton. Também no mesmo dia, foi proposta uma Medida Cautelar que determinava a apreensão de todo o estoque de motocicletas da empresa. Segundo a Dra. Lisiane, a ação garantiria o patrimônio hábil para solver os direitos de todos.

A medida foi aprovada no dia 12 de abril, e a apreensão foi efetuada no dia 16 do mesmo mês. “Estaremos sempre aqui para defender os direitos dos trabalhadores. Reafirmo que, se houver algum problema na sua empresa, denuncie ao Sindicom. Tomaremos todas as medidas necessárias para que o trabalhador receba o que é seu!”, afirma Ari, presidente do Sindicom.

Veja também Nesta Edição

Dezembro,2013 Dia do Comerciário.

dezembro,2013 Sindicato em Campo