DIA DO COMERCIÁRIO

ODia 30 de outubro é o Dia do Comerciário, ou seja, o dia do trabalhador que pensa primeiro no cliente e depois em si mesmo, e, ao mesmo tempo, vem batalhando pelos seus direitos há mais de 80 anos.

Nesta data especial, podemos comemorar também mais uma conquista desta valorosa categoria: a regulamentação da profissão de comerciário, uma luta iniciada desde os primórdios das lutas desta entidade. É com orgulho que comemoramos, também, no dia 28 de outubro, 81 anos de fundação do Sindicom. 81 anos de trabalho contínuo, que, junto ao comerciário, vem conquistando dia após dia os
seus direitos.

Um brinde a todos os comerciários e comerciárias.
A DIRETORIA



Saiba o que é e como se prevenir

Doenças de trabalho são todas as doenças que estão relacionadas às atividades desempenhadas pelo trabalhador ou à condições de trabalho a que está submetido. São de grande gravidade, e se não forem tratadas, podem gerar vários problemas, que vão desde o estresse até distúrbios mentais e redução da qualidade de vida do trabalhador.

Como se prevenir

Confira o manual do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) sobre o que fazer em caso de doença ou acidente de trabalho.
1. Comunicar imediatamente o Sindicato.
2.Solicitar imediatamente a abertura de uma C.A.T. (Comunicação de Acidente de Trabalho), tendo o cuidado de verificar se o C.I.D. (Código Internacional de Doenças) foi corretamente preenchido.
3.Comunicar imediatamente, também, a C.I.P.A. (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
4.Ao passar na perícia médica, exigir no ato da consulta, um acompanhante para garantir que o médico perito aja com ética profissional.
5. Seguir à risca o tratamento médico-ambulatorial, psicológico e hospitalar, para garantir seu pronto reestabelecimento, sem pressa de voltar ao local de trabalho e sem ceder à pressão do empregador para uma volta antecipada do mesmo.
6.Solicitar, quando da iminência de sua alta, o encaminhamento para um Centro ou Núcleo de Reabilitação Profissional do INSS.
7.Comunicar imediatamente o Sindicato, caso seja vítima de pressão psicológica ou direta, de superiores hierárquicos, em seu retorno.

Sindicom comparece ao 8º Congresso da Força Sindical do Paraná

Diretoria do Sindicom representa comerciários em debates pelos direitos trabalhistas

Na foto, parte da diretoria do Sindicom e alguns funcionários. O Sindicato esteve presente durante o congresso inteiro representando os comerciários.


Garantir conquistas, mais empregos, direitos e cidadania!” foi o grito de guerra do 8º Congresso, que reuniu mais de 500 sindicalistas.


No dia 19 de junho, foi realizado o 8º Congresso da Força Sindical do Paraná no Pontal do Paraná, no qual o Sindicom esteve presente representando os comerciários de Curitiba. Segundo o Presidente Ariosvaldo Rocha (Ari), os temas apresentados foram amplamente debatidos. “Destacamos a garantia das conquistas dos trabalhadores; mais empregos; direitos e cidadania”, conta Ari.

O evento contou com a presença de mais de 500 sindicalistas, representando 84 sindicatos e 5 federações filiadas à Força Sindical do Paraná. “O congresso foi enorme. Era muita gente disposta a lutar pelos direitos dos trabalhadores. É desse tipo de coisa que o Paraná precisa. Assim o País vai pra frente”, afirma Ari. Ao final do Congresso, Nelson Silva de Souza, o Nelsão, foi eleito o novo presidente da Força Sindical do Paraná. O ex-presidente, Sérgio Butka, permaneceu na Diretoria, como vice-presidente.



Veja também Nesta Edição

Dezembro,2013 Dia do Comerciário.

dezembro,2013 Sindicato em Campo